Uma operação realizada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (4), tenta combater a entrada de canetas emagrecedoras e anabolizantes do Paraguai em Mato Grosso. Durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
Segundo a PF, o objetivo da Operação Peso Falso é desmantelar um esquema criminoso de contrabando e de descaminho, além de possíveis infrações à legislação sanitária.
As investigações tiveram início em novembro de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de canetas emagrecedoras do Paraguai no território mato-grossense. Desde então, a Polícia Federal tenta identificar os responsáveis pelo financiamento desses produtos.
Apreensão de canetas proibidas
Há dois meses, fiscais da PRF apreenderam canetas emagrecedoras durante uma abordagem de rotina no posto de vigilância, na entrada da cidade de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Durante revista no veículo, os agentes encontraram as canetas vazias.
“Eles pegam elas [canetas] vazias para colocar substâncias emagrecedoras de preço mais barato do que o da marca que está embalagem, que é mais cara”, explicou.
À época, pelo menos 50 canetas emagrecedoras foram localizadas durante o trabalho da polícia. Segundo a PRF, dias antes, o mesmo carro usado para transportar os produtos tinha sido parado em outra fiscalização, em Cuiabá.
g1-MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO