3 fevereiro, terça-feira, 2026
spot_img
HomeNotíciasToffoli só analisará 1ª instância para caso Master após investigações

Toffoli só analisará 1ª instância para caso Master após investigações

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu nota com principais esclarecimentos sobre o andamento do caso Master na Corte, sob sua relatoria. Em um dos 11 pontos expostos pelo ministro, ele informa que eventual declínio de competência para a 1ª instância só ocorrerá após o término das investigações.

“Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal”, afirmou Toffoli na nota.

É a primeira vez que o ministro se defende no caso Master. Na nota, Toffoli ainda justificou os motivos que o levaram a impor sigilo aos processos relacionados ao caso Master.

Toffoli informou que foi sorteado relator do processo em 28 de novembro e que, no dia 3 de dezembro, após analisar os autos, decidiu decretar o sigilo. Segundo o ministro, a medida já havia sido adotada na instância anterior.

“Após o exame preliminar dos autos, houve a determinação, em caráter liminar, para que o processo fosse remetido ao STF, mantidas e validadas todas as medidas cautelares já deferidas, bem como o sigilo que já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau, a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações”, diz a nota do gabinete do ministro.

Toffoli acrescentou que todas as medidas adotadas no âmbito do caso decorreram de diligências urgentes, com o objetivo de proteger o Sistema Financeiro Nacional e assegurar o êxito das investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

Metrópoles

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS