Vinte e duas pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa foram presas durante a Operação Libertas, deflagrada pela Polícia Civil para combater crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nesta terça-feira (27).
Além das prisões, a Justiça autorizou o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, como a quebra de sigilo bancário e telemático e o bloqueio de contas usadas pelo grupo investigado.
Segundo a polícia, as investigações começaram em maio de 2024, após prisões por tráfico de drogas que resultaram na apreensão de entorpecentes, armas, dinheiro e outros materiais ligados à facção. A partir dessas ações, três inquéritos policiais foram instaurados para aprofundar as apurações.
Com o avanço das investigações, os policiais identificaram a atuação de uma célula da facção criminosa no Bairro Jardim Brasília, com funções definidas entre os integrantes. Entre os alvos estão uma das chefes do grupo, responsável pela negociação e distribuição de drogas, e um suspeito apontado como “gerente”, encarregado de repassar os entorpecentes e recolher o dinheiro das vendas.
A polícia também apurou que o grupo utilizava contas bancárias de terceiros para movimentar e esconder os valores obtidos com o tráfico de drogas, em uma tentativa de ocultar a origem do dinheiro.
De acordo com a delegada Anna Paula Marien, pessoas que emprestavam ou abriam contas bancárias para uso da facção tinham papel fundamental no esquema, atuando como apoio logístico e financeiro da organização criminosa.
As decisões foram expedidas pelo Núcleo de Justiça do Juiz de Garantias da Comarca de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis. Ao todo, 17 equipes da Delegacia Regional do município participaram da operação.
A Operação Libertas faz parte da ação Inter Partes, da Polícia Civil, inserida no programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso.
g1-MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO