17 janeiro, sábado, 2026
spot_img
HomeNotíciasMoradores acusam abandono e cobram prefeita por lixo acumulado em Várzea Grande

Moradores acusam abandono e cobram prefeita por lixo acumulado em Várzea Grande

Moradores de Várzea Grande denunciam o acúmulo de lixo em frente às residências decorrente da falta de coleta em diversos bairros do município. Em um vídeo encaminhado ao Repórter MT, uma moradora do bairro Cristo Rei cobra respostas das autoridades e acusa a prefeita Flávia Moretti (PL) de ter abandonado a cidade.

“Olha só que montanha, uma montanha de lixo. Flávia Moretti, que tal pegar tudo isso aqui e levar lá para a porta da prefeitura?”, sugeriu.

“Bom dia, dona Flávia Moretti. E aí, como está? A sua casa também está cheia de lixo, cheia de entulho? Eu espero que sim porque aqui na nossa casa está cheio de entulho, de mosca”, disse a motorista de aplicativo Nilva Alves.

Segundo relatos recebidos pela reportagem, em alguns pontos da cidade a coleta tem sido realizada apenas nas avenidas principais, sem atendimento dentro dos bairros.

Ao Repórter MT, Nilva afirmou que Várzea Grande está tomada pelo mau odor causado pelo acúmulo de lixo e que, em algumas regiões, já são quase duas semanas sem coleta.

“Várzea Grande está com cheiro de putrefação. Um fedor enorme. São 13 dias sem coleta de lixo, tudo cheio de moscas. Está tudo podre”, afirmou.

Em uma carta encaminhada à prefeitura, moradores do bairro Cristo Rei dizem estar decepcionados com a gestão de Flávia Moretti e pedem uma solução urgente tanto para a coleta de lixo quanto para a falta de água.

“Senhora Prefeita @FláviaMoretti, a população de Várzea Grande está sofrendo com a não coleta de lixo, a falta de água e o desrespeito com os moradores. O lixo acumulado em frente às casas causa mau cheiro, atrai moscas, ratos e outros animais, e expõe a população a doenças como dengue, chikungunya, leptospirose e infecções.

Serviços básicos são direitos, não favores. Meus impostos estão pagos. A população acreditou na senhora e hoje está indignada e revoltada diante do descaso. A sensação é de abandono total e de uma gestão que não atende às necessidades básicas do povo. Exigimos providências urgentes”.

O Repórter MT entrou em contato com a Prefeitura de Várzea Grande, que informou que a coleta é de responsabilidade da empresa Locar Saneamento Ambiental. Segundo a gestão municipal, o aterro sanitário funcionou normalmente, inclusive no feriado do dia 1º, para receber os resíduos coletados, porém a empresa não teria realizado o serviço.

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (5) ao MT1, o secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande (VG), Gerson Scarton, afirmou que tem acompanhado os trabalhos da empresa, mas que as ações não têm sido suficientes. Segundo o gestor, o prazo para a regularização dos serviços era 31 de dezembro, o que não ocorreu.

“O Município está acompanhando, cobrando, reiterando notificações com a empresa para que melhore a eficiência no serviço, que não estão sendo prestados e estão deixando a desejar”, pontuou.

“Estamos notificando a empresa semanalmente, diariamente, para que regularize. Isso não está sendo efetivado. Então, as próximas medidas serão sanções e multas”, concluiu.

Por outro lado, a Locar informou, por meio de nota à imprensa, que as ações de coleta vêm sendo realizadas no município e que, somente na última semana, mais de 2 mil toneladas de resíduos foram recolhidas. A empresa afirmou ainda que trabalha diariamente e que diversos bairros já foram atendidos.

“A Locar Saneamento Ambiental segue intensificando as ações de coleta de resíduos sólidos em Várzea Grande. Somente na última semana, mais de 2 mil toneladas de lixo foram retiradas dos bairros do município, volume que representa mais de 42% acima da média histórica semanal.

Os dados referem-se ao período dos últimos sete dias, entre 28 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. No domingo (03/01), a operação contou com 14 veículos, que coletaram mais de 138 mil quilos de resíduos.

Na ocasião, foram atendidos os bairros: Jardim União, Marajoara, Paiaguás, São Simão, São Mateus, Vitória Régia, Terra Nova, Nova Era, 15 de Maio, Portal do Imigrante, 7 de Maio, 24 de Maio, Souza Lima, Eldorado, Rodovia dos Imigrantes, Cristo Rei, Região Central, José Carlos Guimarães, Veredas e Cohab Cristo Rei.

Já no sábado (02/01), foram realizadas 42 viagens, totalizando mais de 403 mil quilos de resíduos, número 75% superior à média histórica dos sábados. A operação utilizou 17 caminhões no período da manhã e 17 no período da noite, somando 34 caminhões ao longo do dia.

Foram atendidas as seguintes localidades: Santa Maria I; Santa Maria II; Monte Castelo; Capela do Piçarrão; Jardim Primavera; Santa Cecília; Vitória Régia; Vila Operária; Bom Sucesso; Praia Grande; Pai André; Alto da Boa Vista; 24 de Dezembro; parte do Capão do Pequi; Souza Lima; Gonçalo Botelho; Gilson de Barros; Eliane Gomes; Novo Mato Grosso; 7 de Maio; Douradinho; Eldorado; São Simão; Novo Mundo; Capão do Pequi; Capão Grande; Frigorífico; Pantanal; Presídio; João Baracat; 15 de Maio; Milton Figueiredo; Residencial Vida Nova; Portal do Imigrante; parte do Colinas do Verdejante; Cohab São Francisco; Parque Ouro Branco; Parque Del Rey; Jardim Ouro Verde; São Mateus; Parque Sabiá; Paiaguás; Nova Fronteira; Jardim Paula II; Cohab Canelas; Jardim Icaraí; Nova Era; Jardim União; 8 de Março; Parque do Lago; Dom Orlando Chaves; Metropolitano; Posto BR; Marajoara I; Marajoara II; Paula I; Paula I (2ª etapa); parte do Itororó; São Gonçalo; Icaraí; Costa Verde; Centro; Manga; Avenida 31 de Março; Jardim Paula I; Avenida Auzira Santana; Cohab Júlio Domingos; Avenida Pedrossian; Hospital Metropolitano; Avenida da FEB; Potiguar Zero; Jardim Emboaval; Jardim Aeroporto; Avenida João Ponce de Arruda; Água Vermelha; Salim Nadaff; Travessas do Centro; Ponte Nova; Jardim Cerrado; Potiguar; 23 de Setembro; Jardim América; Jardim Imperador; Centro-Sul; Ipase; UPA do Ipase; Avenida Arthur Bernardes; Aeroporto; Planalto; Ipiranga (região central); Avenida Castelo Branco; Nova Várzea Grande; Jardim Novo Horizonte; Avenida Felinto Müller; Avenida Júlio Campos; Avenida Couto Magalhães; Cohab Nossa Senhora da Guia; Pronto-Socorro; Pirineu; Planalto Ipiranga; Costa Verde.

A Locar segue prestando os serviços com operação máxima e total rastreabilidade, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência na manutenção da limpeza urbana do município”.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS