16 janeiro, sexta-feira, 2026
spot_img
HomeNotíciasGleisi rebate The Economist e diz que Lula é líder “cheio de...

Gleisi rebate The Economist e diz que Lula é líder “cheio de vitalidade”

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), reagiu nesta quarta-feira (31) ao editorial da revista britânica The Economist que defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não dispute a reeleição em 2026. Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que Lula é um “líder cheio de vitalidade” e que o verdadeiro temor do periódico não seria a idade do presidente, mas a continuidade de seu projeto político.

No texto divulgado na terça-feira (30), a Economist argumentou que Lula, que completou 80 anos em outubro, “poliria seu legado” ao abrir mão de uma nova candidatura ao Palácio do Planalto. Segundo a revista, isso permitiria uma “disputa adequada” em busca de um novo nome da centro-esquerda.

Ao rebater o editorial, Gleisi afirmou que a publicação representa interesses do sistema financeiro global. Para a ministra, a crítica à reeleição de Lula estaria ligada ao incômodo com um governo que, segundo ela, retomou o crescimento econômico e enfrenta a injustiça tributária e social. “O que eles temem é a continuação de um governo que não tem medo de enfrentar a injustiça tributária e social”, escreveu.

Gleisi também declarou que a revista prefere que o Brasil volte a se submeter aos interesses do mercado financeiro, em detrimento de políticas públicas voltadas à população, ao crescimento do emprego, dos salários e da renda das famílias.

No mesmo editorial, a Economist avaliou o cenário eleitoral de 2026 e apontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome mais proeminente da direita em uma eventual disputa presidencial contra Lula.

Sobre essa avaliação, Gleisi criticou a preferência da revista pelo governador paulista. Segundo a ministra, o apoio não estaria relacionado ao “bem do Brasil”, mas a interesses externos que, na visão dela, não representam o país nem o povo brasileiro.

Folha do estado

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS