30 dezembro, terça-feira, 2025
spot_img
HomePolíticaNacionalBolsonaro é levado novamente ao centro cirúrgico

Bolsonaro é levado novamente ao centro cirúrgico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi encaminhado novamente ao centro cirúrgico nesta terça-feira (30) após apresentar uma nova crise de soluços. Ele passará por um reforço no bloqueio do nervo frênico, procedimento indicado para controlar o quadro persistente.

A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por meio das redes sociais. Segundo ela, a intervenção já havia sido realizada anteriormente, mas os soluços retornaram na manhã desta terça-feira, sem apresentar melhora ao longo do dia.

Terceira intervenção desde a internação

Esta será a terceira intervenção médica desde que Bolsonaro foi internado, na véspera do Natal. No dia 25 de dezembro, ele passou por uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. Dias depois, os médicos realizaram o bloqueio do nervo frênico do lado direito, diante das crises de soluço.

Na tarde de segunda-feira (29), com a persistência do problema, o procedimento foi repetido no lado esquerdo. Ainda assim, de acordo com Michelle Bolsonaro, o ex-presidente voltou a apresentar uma crise intensa por volta das 10h desta terça-feira.

Procedimento e acompanhamento médico

O bloqueio do nervo frênico é uma técnica de radiointervenção que envolve a aplicação de anestesia local para interromper temporariamente os estímulos responsáveis pela contração involuntária do diafragma. O efeito do anestésico costuma durar entre 12 e 18 horas, conforme avaliação médica.

Após o procedimento, Jair Bolsonaro permanecerá internado para observação e acompanhamento da evolução do quadro clínico.

Previsão de alta e situação jurídica

A expectativa da equipe médica é que o ex-presidente permaneça hospitalizado até os primeiros dias de janeiro. Ele está internado no hospital DF Star, em Brasília.

Antes da internação, Bolsonaro estava detido na Superintendência da Polícia Federal, também na capital federal. Após a recuperação, ele deverá retornar à custódia da Polícia Federal.

Folha do estado

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS