A exportação de carne bovina de Mato Grosso bateu recorde, em novembro, ao superar as 112 mil toneladas, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Isso porque o estado tem um rebanho de quase 34 milhões de gado, um dos maiores do Brasil.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento expressivo dos embarques para a China, que segue como principal destino e responde por 54,8% de toda a carne bovina exportada pelo estado neste ano, conforme dados do Imea.
No acumulado de janeiro a novembro, o estado também superou todas as marcas anteriores e atingiu 867,7 mil toneladas embarcadas, crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia sido o melhor desempenho até então, segundo o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).
Em novembro deste ano, o estado ultrapassou a carne bovina exportada durante 2024, quando foram vendidas 759,3 mil toneladas da proteína bovina. Esse avanço reforça, conforme o Imac, a posição de Mato Grosso como o maior exportador brasileiro de carne bovina e um dos principais fornecedores globais.
g1-MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO