14 dezembro, domingo, 2025
spot_img
HomeNotíciasTragédias em imóveis derrubam preço e afastam clientes em Cuiabá

Tragédias em imóveis derrubam preço e afastam clientes em Cuiabá

O que você faria se descobrisse que a casa dos seus sonhos, prestes a ser comprada, foi cenário de uma tragédia?

Corretores experientes em Cuiabá afirmam que imóveis com um passado marcado por mortes, crimes ou acidentes podem ter deságio de até 50%, levar quase uma década para encontrar um comprador e, em muitos casos, serem evitados por profissionais da área, que não querem vincular seus nomes ao histórico da propriedade.

Enquanto muitos desistem da compra, outros enxergam na situação uma oportunidade de barganha, adquirindo imóveis por valores bem abaixo dos praticados no mercado.

O fenômeno tem nome no mercado internacional: stigmatized property, ou seja, “propriedades estigmatizadas”.

O efeito ocorre quando a avaliação de um imóvel é afetada no campo psicológico, mesmo sem que haja qualquer “defeito físico”.

Os eventos podem incluir desde mortes por assassinato, suicídio, acidentes ou causas naturais, até atividades criminosas e outras situações que geram estigma.

Ocorrências comuns 

Com quase 16 anos de profissão, o corretor e avaliador de imóveis Marcos Biancardini afirmou que mortes naturais, especialmente em imóveis residenciais antigos, são o ocorrido mais comum, ainda que muitos casos sejam omitidos até mesmo dos próprios profissionais.

Segundo ele, o impacto nos preços varia de acordo com a gravidade do episódio e, principalmente, com a repercussão que ele teve na mídia.

“Impacta diretamente, dependendo da repercussão e do que aconteceu lá dentro, principalmente num futuro breve. Ao longo do tempo, outras tragédias, outras situações vão acontecendo, e as pessoas vão se esquecendo e, à medida que a página vai sendo virada, essa sombra, digamos assim, vai sendo apagada”, afirmou Biancardini.

Midianews

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS