A rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou três pontos percentuais em um mês, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13). O levantamento revela que a maioria dos brasileiros não deseja que o petista tente a reeleição em 2026.
A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que 59% dos brasileiros não querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispute a reeleição. O índice representa um aumento de três pontos percentuais em relação ao mês anterior. Por outro lado, 38% dos entrevistados afirmaram apoiar uma nova candidatura do atual chefe do Executivo.
O estudo também investigou a percepção da população sobre o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), atualmente inelegível. Para 67% dos entrevistados, Bolsonaro deveria desistir de concorrer em 2026 e apoiar outro nome do campo da direita.
A pesquisa avaliou ainda qual seria o melhor cenário eleitoral para o país, segundo a opinião pública. O resultado mais citado, por 24% dos participantes, foi a eleição de um candidato que não esteja ligado nem a Lula, nem a Bolsonaro. Em seguida, aparecem:
- Lula reeleito: 23%
- Alguém de fora da política: 17%
- Bolsonaro elegível e vitorioso: 15%
- Nome apoiado por Bolsonaro: 11%
- Candidato apoiado por Lula: 5%
- Não souberam ou não responderam: 5%
Realizado entre 6 e 9 de novembro, o levantamento ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de confiança é de 95%.
Folha do estado




OUÇA A RÁDIO NAZARENO