O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), apresentou nesta terça-feira (11) os resultados das missões internacionais realizadas nos Emirados Árabes Unidos e na China, com foco na atração de investimentos e na modernização da mobilidade urbana. Entre as novidades, da viagem feita a China, estão as tratativas para estudo e instalação de um novo modelo de transporte urbano mais econômico e de rápida implantação.
Durante coletiva no Palácio Alencastro, Abílio explicou que na China, concentrou a agenda em soluções tecnológicas para o transporte público, defendendo a adoção de um modal moderno, econômico e menos invasivo que o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Segundo ele, a tecnologia já foi testada internacionalmente e pode ser implantada com agilidade, aproveitando parte da estrutura já existente.
“Tenho praticamente certeza de que o Governo do Estado vai adquirir esse modal. Só não é uma certeza absoluta porque depende da decisão final do governador, mas tudo aponta para isso”, disse Abílio, ao mencionar que deve abrir diálogo imediato com o governador Mauro Mendes (União Brasil).
O prefeito também comentou sobre uma possível resistência por parte do Governo do Estado em relação à implementação do novo modal na capital e ressaltou que o diálogo com o Estado é permanente.
“Não vejo resistência do governador. Vejo busca por segurança técnica para construir o programa da melhor forma. Meu papel é defender o que é melhor para Cuiabá e estimular que a classe política trabalhe junta nesse propósito”, completou.
Brunini aproveitou a oportunidade e destacou que por hora a prioridade é evitar novas obras demoradas e garantir que o novo sistema de transporte entre em operação o mais rápido possível.
“O povo de Cuiabá não aguenta mais a cidade rasgada, o povo não aguenta mais obra. Precisamos de eficiência, e esse modal atende exatamente isso”, concluiu.
Repórter MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO