4 novembro, terça-feira, 2025
spot_img
HomeNotíciasSecretário garante que obras do BRT serão concluídas até julho de 2026

Secretário garante que obras do BRT serão concluídas até julho de 2026

As obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande serão entregues até julho de 2026. A informação foi dada, hoje (20), pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Padeiro, junto a sua equipe técnica, formada pelos engenheiros Isaac Nascimento Filho e Meiri Serci, participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Diante o questionamento sobre o atraso das obras, Padeiro voltou a ressaltar, nesta segunda-feira, que um dos responsáveis por isso foi o ex-prefeito da Capital Emanuel Pinheiro, que chegou apreender os maquinários do Estado que realizavam as intervenções.

Um outro motivo apresentado pelo secretário é a falta de mão de obra em Cuiabá. “Pra colocar gente pra trabalhar à noite é uma mão de obra especializada e não tem em Cuiabá. Aliás, não tem mão de obra disponível no Brasil, principalmente especializada”, disse.

Não adianta eu pegar e transferir tudo para noite, eu não vou ter a luz do sol para eu ver os problemas, pra gente trabalhar com mais tranquilidade”, completou.

O secretário exemplificou que as concretagens frequentemente precisam ser interrompidas durante os horários de pico e retomadas fora desses horários para garantir o fluxo.

A logística de transporte de concreto também apresenta desafios. Os caminhões transitam pela cidade em horários de grande movimento, o que pode aumentar o tempo de entrega. Em alguns casos, como mencionado, o trajeto entre a concreteira e o local da obra pode levar até 40 minutos”, citou ele.

Durante a audiência, Lúdio pediu esclarecimentos sobre o descumprimento do acordo firmado que previa a conclusão do trecho entre o Crea (Conselho Regional de Engenharia) e o Hospital de Câncer até o fim de agosto, além do andamento das novas frentes de obras na Prainha e avenida Fernando Correa.

Estamos dedicados a cumprir nossa função de fiscalizar as ações do Executivo e acompanhar o progresso das obras do BRT. Na audiência de hoje, foram esclarecidos os cenários futuros, incluindo o trecho sob responsabilidade do primeiro consórcio, que foi concluído, do Hospital de Câncer até o viaduto da Sefaz (Secretaria de Fazenda), do Crea até a Defensoria Pública, com algumas obras de travessia ainda em andamento”, afirmou o deputado. 

Também foram questionados  trechos em execução, que se estendem do viaduto da Sefaz até a ponte entre Cuiabá e Várzea Grande.

O secretário garantiu que o prazo estabelecido é de seis meses para a conclusão, até 31 de dezembro, podendo se estender até o final de fevereiro. A licitação dos terminais e estações está em andamento, e a licitação do trecho da avenida Fernando Corrêa, segundo ele, está prevista para 45 dias, com estimativa de 12 meses para a conclusão”, acrescentou. 

Apesar das paralisações, Padeiro pontuou que a obra de Cuiabá e Várzea Grande será entregue até julho de 2026 e que o contrato da nova licitação ficou orçada em R$ 156 milhões.

As obras estão andando, o cronograma está apertado, mas estamos cumprindo. As adequações que têm que ser feitas serão realizadas, se precisar de algum prazo, não vai ser prazo longo”, concluiu.

Repórter MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS