8 setembro, segunda-feira, 2025
spot_img
HomeNotíciasEnergia é restabelecida no Pronto-Socorro de Várzea Grande (MT) após pane elétrica...

Energia é restabelecida no Pronto-Socorro de Várzea Grande (MT) após pane elétrica e evacuação de pacientes

A energia do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, foi restabelecida após a falha elétrica registrada na madrugada dessa quinta-feira (4). O atendimento foi normalizado ainda na madrugada desta sexta-feira (5), após a substituição do gerador que havia perdido a capacidade de funcionamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-VG), durante a madrugada foi realizada a troca do gerador e do transformador do hospital. Apenas cinco dos pacientes transferidos retornaram para o Pronto-Socorro. Os demais permanecem nos hospitais para onde foram levados, como medida de segurança e cuidado com a saúde dos pacientes.

A subsecretária de Saúde de Várzea Grande, Erika Carvalho, informou que um gerador mais potente foi instalado e destacou que o município já tem planejada uma obra para modernizar todo o sistema elétrico do hospital.

“Colocamos um gerador com maior potência e trocamos o transformador. Agora a gente vai trabalhar tranquilo porque está no nosso planejamento uma obra que prevê a troca de toda a parte elétrica, de todo o grupo gerador. Nós vamos colocar três grupos geradores dentro do Pronto-Socorro para atender 100% as unidades de atendimento para que não tenha falta de energia”, afirmou.

Entenda o caso

Durante a falha, 22 pacientes estavam internados nas Unidades de Terapia Intensiva I e II, sendo 19 adultos e três crianças. O problema exigiu uma operação emergencial para transferência dos pacientes a outras unidades, principalmente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que apoiou a ação para evitar sobrecarga no sistema.

Devido à falha, todos os pacientes foram transferidos durante a madrugada de quinta para unidades hospitalares da capital. Entre os adultos, seis foram encaminhados para o Hospital Metropolitano, um para a Santa Casa, um para o Hospital Universitário Júlio Müller, sete para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e um para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

Na ala pediátrica, um recém-nascido de 15 dias foi levado ao Hospital Santa Helena, enquanto dois pacientes da UTI Pediátrica também foram transferidos para o HMC.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação envolveu médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio.

g1-MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS