Um professor foi preso acusado de transformar a Escola Estadual Mário Spinelli, em Sorriso, a 398 km de Cuiabá, em um centro de atuação do Comando Vermelho (CV). Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), ele aliciava adolescentes para o tráfico de drogas, autorizava agressões contra estudantes e até fornecia entorpecentes dentro do ambiente escolar.
A denúncia, oferecida pela 5ª Promotoria Criminal de Sinop, aponta que o docente — conhecido como “Professor do CV” — exercia papel de liderança na facção criminosa e usava sua posição para recrutar alunos e submetê-los às regras do grupo.
“Ele usava as redes sociais para recrutar alunos para o Comando Vermelho, introduzindo-os no tráfico de drogas, o que é um absurdo”, afirmou o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira.
Investigações revelaram que o professor mantinha ascendência sobre os adolescentes, seja na condição de educador, seja como “padrinho” da facção. Dados extraídos de seu celular mostraram que ele cadastrava os jovens como “lojistas” da organização, encarregados de comercializar drogas em nome do grupo.
Além disso, conforme o MP, o acusado autorizava castigos corporais conhecidos como “salves” contra estudantes e utilizava arma de fogo para intimidar e facilitar as ações criminosas. Ele foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e tortura mediante sequestro. O MPMT também se manifestou pela manutenção de sua prisão preventiva.
Vgnotícias