A Justiça Eleitoral realiza, neste sábado (23), um plantão especial para atendimento ao público na Casa da Democracia, localizada no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. O atendimento será das 9h às 15h, em formato de mutirão, com foco na coleta de biometria dos eleitores.
A ação é coordenada pelo Cartório da 39ª Zona Eleitoral e contará com oito servidores disponíveis para realizar os atendimentos. O objetivo é atender, especialmente, aqueles que não conseguem comparecer aos postos durante os dias úteis.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o plantão não é exclusivo para eleitores da 39ª Zona Eleitoral ou residentes de Cuiabá. Por meio do projeto Zonas Sem Fronteiras, qualquer eleitor de Mato Grosso pode ser atendido em qualquer unidade do TRE no estado, independentemente do seu domicílio eleitoral.
Endereço
O atendimento será realizado na Casa da Democracia, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Eleitor, no número 0800 647 8191.
Documentos necessários
- Biometria: Documento oficial com foto.
- Transferência de domicílio eleitoral: Documento com foto + comprovante de residência atualizado.
- Primeiro título (para homens maiores de 18 anos): Documento com foto + comprovante de residência + comprovante de quitação militar.
Mais segurança
A biometria garante mais segurança ao processo eleitoral. Por meio das impressões digitais, a Justiça Eleitoral confirma a identidade do eleitor, evitando fraudes como o voto múltiplo ou o uso de documentos de terceiros.
No momento da votação, o eleitor posiciona o dedo no leitor biométrico, que valida sua identidade antes da liberação da urna eletrônica. Além disso, o cadastro biométrico também atualiza a foto e os dados pessoais do cidadão.
Atualmente, 89,03% dos eleitores de Mato Grosso já estão com a biometria cadastrada. A meta da Corregedoria é alcançar pelo menos 98% do eleitorado do estado.
g1-MT