O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima segunda-feira (18) o prazo para que os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) entreguem a documentação exigida para a comprovação das informações.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O resultado da segunda chamada já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessível com login e senha da conta Gov.br.
Entrega dos documentos
A entrega da documentação pode ser feita presencialmente ou de forma eletrônica, conforme as orientações de cada instituição. As faculdades devem disponibilizar um canal online específico para o envio dos documentos. Caso isso não seja possível, devem receber os papéis presencialmente nos locais de oferta dos cursos e dentro do horário de funcionamento regular.
A instituição também é responsável por emitir um comprovante de recebimento, seja por meio físico ou digital.
Além disso, as instituições têm o direito de realizar um processo próprio de seleção, mas precisam ter informado os candidatos previamente sobre essa exigência.
Edição do segundo semestre
Neste segundo semestre de 2025, o programa oferece mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas de todo o país. O curso com maior número de bolsas ofertadas é Administração (13.774), seguido por Direito (13.152), Pedagogia (11.339) e Educação Física (8.939). Para Medicina, foram oferecidas 1.159 bolsas, das quais 988 são integrais.
Histórico do programa
Criado em 2005, o Prouni completa 20 anos em 2025. Desde sua criação, mais de 3,5 milhões de estudantes já foram beneficiados. Atualmente, 632.503 estudantes estão matriculados com bolsas do programa, sendo que 533.790 possuem bolsas integrais, segundo dados do MEC.
Folha do estado