Um trecho da Avenida Miguel Sutil, próximo à entrada do Bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, ficará interditado a partir dessa segunda-feira (28) pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Até a última atualização desta reportagem, a pasta não informou uma data prevista para a liberação da via.
A interdição ocorre em um trecho da pista no sentido Rodoviária–Coxipó, ao lado das obras da nova trincheira que está sendo construída no acesso à Rua Boa Vista.
Segundo a Sinfra, o bloqueio é uma medida de segurança que foi tomada após o avanço das escavações no local e a constatação de indícios de movimentação no solo e no pavimento, causados pelo tráfego intenso de veículos muito próximo à área da escavação. A interdição deve evitar o risco de desmoronamento no local.
A secretaria informou ainda que a medida é provisória e que o consórcio responsável pela obra instalou uma contenção temporária para aliviar a pressão no terreno. No entanto, a liberação da pista ainda depende do remanejamento da rede elétrica da região, serviço que está sob responsabilidade da concessionária. A mudança é necessária para permitir o alargamento da pista e garantir distância segura entre os veículos e a área escavada.
Durante o período de interdição, o tráfego será desviado por rotas alternativas dentro do bairro Areão. A principal rota será pela Rua Amaral Moreira, ao lado do Ministério da Adoração para as Nações, com continuidade pela Avenida Ministro Fernando Costa. Os motoristas deverão, então, virar à direita na Rua Dr. Euricles Mota e sair na Rua 1, entre as Lojas G e a concessionária Gramarca.
Outra alternativa é acessar a Rua Boa Vista, ao lado da Carajás Pneus, seguindo até a Rua Ministro Fernando Costa.
Outra interdição
Há três meses, um trecho da Avenida Miguel Sutil foi interditado para realização de uma etapa das obras do Complexo Viário Leblon, em Cuiabá.
Na época, a secretaria informou que a restrição era necessária para manter a segurança de motoristas e motociclistas.
Obras
A Secretaria de Infraestrutura disse que está realizando a construção de uma terceira pista de cada lado do viaduto da Avenida Miguel Sutil. Em novembro do ano passado, o trecho foi interditado para a quebra das barreiras de proteção da borda do viaduto.
Entre as intervenções previstas, estão a construção de um túnel, o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, a construção de um pequeno elevado no final da Trincheira Jurumirim, a escavação de uma trincheira próxima ao acesso ao Jardim Leblon e a duplicação da Rua Boa Vista.
A obra resultará em mudanças na forma como as pessoas se deslocam entre a Avenida do CPA e a Avenida Miguel Sutil, incluindo também o reforço das estruturas existentes.
g1-MT