As fortes chuvas que atingiram o município de Várzea Grande na tarde e noite deste domingo (27) provocaram alagamentos em diversos bairros da cidade. As regiões mais afetadas foram Alameda, Carrapicho, Cohab Santa Fé, Joaquim Curvo e, mais uma vez, o bairro Construmat, onde casas e ruas ficaram submersas, deixando famílias desabrigadas.
Dez residências foram severamente atingidas pelo temporal. A prefeita Flávia Moretti (PL) esteve nos locais afetados, acompanhada da Guarda Municipal, da Defesa Civil, de secretários municipais e do vereador Samir Katumata (PL), prestando apoio aos moradores e orientando para que buscassem áreas seguras.
A Prefeitura de Várzea Grande disponibilizou a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Apolônio Frutuoso da Silva como abrigo temporário. No local, estão sendo oferecidos colchões, cobertores, toalhas, travesseiros, alimentação e transporte para as famílias. Apesar disso, apenas algumas delas aceitaram o acolhimento emergencial.
Equipes e maquinários do município e do governo do Estado foram mobilizados em uma força-tarefa para desobstruir galerias e ajudar no escoamento da água. “Estamos aqui prestando o primeiro atendimento aos moradores atingidos e já realizando novamente a limpeza das galerias pluviais”, afirmou a prefeita.
A Defesa Civil estadual, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o governo de Mato Grosso também deram apoio imediato, com a entrega de 50 cobertores, 16 colchões, 10 cestas básicas e kits de higiene. A ação contou com o empenho direto do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes e do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
A previsão, segundo a Defesa Civil, é de que as chuvas continuem intensas nesta segunda-feira (28), podendo chegar a 50 mm/dia. As secretarias municipais de Viação, Obras, Serviços Públicos e Mobilidade vêm realizando ações preventivas desde fevereiro, mas, mesmo assim, os alagamentos voltaram a afetar a região.
A prefeita garantiu que o acolhimento e a segurança das famílias atingidas são prioridade. “Nosso compromisso é garantir apoio e tranquilidade aos nossos munícipes para que possam, o quanto antes, voltar para suas casas em segurança”, declarou Moretti.
Folha do estado