21 julho, segunda-feira, 2025
spot_img
HomeNotíciasEm dois meses, MT supera total de mortes por chikungunya registradas em...

Em dois meses, MT supera total de mortes por chikungunya registradas em 2024

Dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apontam que Mato Grosso ultrapassou, em apenas dois meses deste ano, o número de mortes causadas por chikungunya em todo o ano passado. Os valores disponibilizados pelo governo mostram que o Estado chegou a marca de 22 mortes em 2025, sendo que em 2024 foram registradas apenas 21 durante todo o ano.

Ao todo, são 19.136 casos notificados em Mato Grosso. Destes, 15.539 foram confirmados. Do montante, são 22 óbitos no total, sendo 13 homens e 9 mulheres. Outros 10 óbitos ainda estão em investigação.

Mesmo o público masculino estar em maior número dentre os mortos, segundo a SES-MT, o público feminino é o mais atingido pela doença, representando 62,88% do total, enquanto os homens fica com 36,98%. Com relação à faixa etária mais prejudicada, os idosos são os principais alvos, especialmente aqueles acima dos 65 anos.

A situação é tão alarmante que, em Cuiabá, o prefeito do município, Abilio Brunini (PL), decretou situação de emergência na área da Saúde logo no início do ano, assim que assumiu a prefeitura. Nas redes sociais, na noite dessa quinta-feira (6), Abilio confirmou a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no antigo Pronto-Socorro, em decorrência do surto de dengue e chikungunya.

Confira as cidades mais afetadas:
– Cuiabá: 11 óbitos;
– Várzea Grande: 3 óbitos;
– Cláudia: 2 óbitos;
– Chapada dos Guimarães: 1 óbito;
– Dom Aquino: 1 óbito;
– Jaciara: 1 óbito;
– Pedra Preta: 1 óbito;
– Rondonópolis: 1 óbito;
– Sinop: 1 óbito.

Repórter MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS