A deputada estadual Janaína Riva, do MDB, anunciou que está em processo de criação de um mutirão para atendimento gratuito às mulheres carentes acometidas pela alopecia androgenética, doença crônica e progressiva que causa perda de cabelo, que pode levar à calvície.
O anúncio foi feito durante uma live realizada esta semana, com a participação da dermatologista especialista em cabelos, Luciana Gasques, e o cirurgião plástico Marcelo Pitchon, criador da técnica de transplante capilar de fios longos.
De acordo com Janaína, a partir do momento que ela compartilhou a sua luta contra a doença nas redes sociais e como tudo isso mexeu com minha autoestima e com a minha saúde mental dela, foi procurada por dezenas de mulheres que vivem a mesma realidade ou até situações piores.
A parlamentar explicou que são mulheres que, em sua maioria, dependem do SUS, o Sistema Único de Saúde, e não têm condições financeiras de fazer um tratamento.
Infelizmente, para o SUS, a alopecia é vista como questão estética, porém afeta de forma direta a saúde mental da mulher”, ressaltou a deputada.
Janaína disse ainda que entrou em contato com a dermatologista Luciana Gasques, com quem se trata há vários anos, e com o cirurgião Marcelo Pitchon, que realizou seu transplante capilar.
Segundo ela, eles, juntamente com outros médicos, se ofereceram para colaborar com o mutirão.
Janaína explicou também que enviou uma indicação à bancada federal de Mato Grosso, solicitando que trabalhassem com o governo federal para viabilizar o tratamento e transplante de cabelo para casos graves de alopecia pelo SUS.
Fonte: Reprodução Web