9 setembro, terça-feira, 2025
spot_img
HomeNotíciasLocaisAbilio propõe antecipar posse de secretário para evitar colapso da Saúde

Abilio propõe antecipar posse de secretário para evitar colapso da Saúde

Diante da possibilidade de uma nova intervenção na Saúde de Cuiabá, o prefeito eleito pela Capital, Abilio Brunini (PL), propôs que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) autorize a antecipação da posse dos futuros gestores da pasta, para que eles possam dar início aos trabalhos antes que a Saúde entre em colapso de vez. A sugestão foi dada na tarde desta quinta-feira (12), durante a visita de Abilio ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

“Em 10 ou 15 dias eu não sei se conseguem montar uma equipe tão rápido assim [para a intervenção]. Eu acho que o que caberia era o Tribunal de Justiça antecipar a gente na ação, começa dando a nós o espaço da gente nomear as pessoas que vão cuidar do início da gestão e a gente já começa a antecipar esse processo com pouco mais de celeridade, evitando que o caos piore”, sugeriu.

“É a primeira vez que eu falo sobre esse tema, mas se for para ter uma intervenção, eu acho que o mais correto seria fazer uma intervenção de antecipação da gestão do próximo gestor”, acrescentou.

Indagado sobre como iria resolver o caos que vem ocorrendo na Saúde de Cuiabá, Abilio disse que a resolutividade está em “remanejar os recursos das demais pastas e aplicar na Saúde para resolver o problema prioritário”. Além disso, Brunini também pretende “buscar apoio junto à Assembleia Legislativa, ao governo do Estado e à Câmara Federal para subsidiar os repasses necessários”.

A suspeita de uma nova intervenção surgiu por meio do desembargador do TJMT Orlando Perri após o governador Mauro Mendes (União) e o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, denunciarem ao Ministério Público Estadual (MPE) uma série de inconsistências na saúde da Capital a contar principalmente no HMC e no Hospital São Benedito.

Com a denúncia, Perri deferiu o pedido do MPE e determinou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) analise, “com a maior brevidade possível”, as inconsistências apontadas pelo governo do Estado em relação à prestação dos serviços de Saúde em Cuiabá. Além disso, o desembargador também ordenou que o Conselho Regional de Medicina realize uma inspeção, com urgência e sem aviso prévio, nos hospitais São Benedito, HMC e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Repórter MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS