Uma forte chuva foi resgistrada em Poconé, região do Pantanal, na noite deste sábado (14). Um morador registrou o momento que além de trazer um alívio devido ao calorão, deve conter parte dos incêndios que atingem a vegetação da região e também beneficiou a umidade relativa do ar em Cuiabá.
Apesar de ainda não haver registro na Capital, a chuva que caiu no Pantanal fez com que a umidade relativa do ar melhorasse subindo para 45%. No sábado o índice chegou ao estado crítico de 15%.
Neste domingo (15) a previsão para Cuiabá é de apenas 5% de probabilidade de chuva, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Caso a chuva não chegue em Cuiabá neste domingo, o dia deve ser de muito calor com mínima de 25ºC e máxima de 39ºC.
A previsão ainda aponta que o calor irá permanecer por toda semana, com máxima chegando a 42ºC.
Chuva Preta
Um alerta que fica para a população mato-grossense, é que por estar quase cinco meses chuva e diante de tanta poluição, queimadas, incêndios florestais e onde de calor, é muito provável que nem a chuva, tão aguardada pela população não caia trazendo tanto alívio.
Assim como ocorreu em algumas cidades do Rio Grande do Sul na última semana, Mato Grosso pode ser atingido pela chamada “chuva preta” nos próximos dias, porque há uma alta concentração de fuligem na atmosfera e as partículas de água que formam a chuva funcionam como uma faxineira, literalmente “limpando” o ambiente.
Repórter MT