O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou hoje (25) que irá decretar ponto facultativo nas repartições públicas do município na próxima segunda-feira (29), a partir do meio-dia, em virtude do jogo da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2026.
Com a partida eliminatória agendada para às 13h (horário local), ele explicou que a liberação geral ocorrerá às 12h para permitir que servidores públicos, estudantes e profissionais da rede pública de ensino se desloquem com segurança para acompanhar o jogo com suas famílias.
A medida foi tomada após articulação direta da Câmara Municipal e da primeira-dama do município, Samantha Íris. De acordo com Abilio, sua principal preocupação antes de assinar o decreto era não desamparar os cidadãos que dependem da rede municipal de saúde.
Em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ficou alinhado que os atendimentos eletivos agendados para a tarde de segunda-feira serão realocados. Uma parte das consultas será antecipada para o período da manhã do próprio dia 29 e a outra metade será transferida para a terça-feira (30).
Os alunos que estudam no período matutino terão aulas normais nas unidades escolares.
“A nossa liberação estará sendo ao meio-dia, porque aqueles pais que terão que buscar os seus filhos pela manhã terão o horário disponível. Para quem estuda de manhã, o horário é normal, mas no período da tarde estará liberado“, disse o prefeito.
Ele pediu a compreensão dos pais cujos setores de trabalho privados não terão recesso, reforçando que a liberação vespertina atende ao desejo massivo da comunidade escolar e do funcionalismo.
Os serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais municipais, funcionarão sob regime de plantão de forma ininterrupta.
Repórter MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO