DO REPÓRTERMT
O acidente registrado nesta quinta-feira (15) em Apiacás (1.005 km de Cuiabá) é o segundo em menos de um ano com o mesmo modelo: o King Air C190, fabricado pela empresa americana Hawker Beechcraft.
Em 4 de outubro de 2023, um avião desse modelo caiu no aeródromo da empresa Bom Futuro, em Cuiabá. Duas pessoas morreram: o piloto Kawahata Barreto e o funcionário Juan José Jamarillo, que prestava serviços ao aeroporto.
Na época, o dono da Bom Futuro, o empresário Eraí Maggi, disse que o acidente tinha sido responsabilidade do piloto, a quem ele acusou de negligência.
“Infelizmente houve negligência. Tirou o avião do chão muito cedo. Tinha que ter deixado correr mais. Que isso sirva de exemplo para nós e todos os pilotos, não pode brincar com isso, não. Pelas filmagens, andou só 300 metros quando precisava ter andado, no mínimo, 600 metros para tirar o avião do chão”, disse o empresário.
Nesta quinta, um avião caiu em uma fazenda, na região do Teles Pires, com cinco pessoas a bordo. Não há ainda nenhuma informação sobre o que pode ter causado a queda da aeronave, que explodiu ao atingir o solo.
Entre as vítimas identificadas até o momento estão o empresário Arni Alberto Spiering, o gerente comercial Ademar de Oliveira de Júnior e o piloto Helder de Souza. As outras duas vítima seriam netos de Arni Spiering.