O gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva de Mato Grosso (Sobed-MT), afirmou que o câncer colorretal já é o segundo mais comum entre homens e mulheres e tem apresentado crescimento preocupante nos últimos anos.
A doença ocupa posição de destaque nas estatísticas em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. Segundo ele, o crescimento se dá, principalmente, por hábitos de vida e alimentares.
Embora a maior parte dos diagnósticos ainda ocorra em pessoas acima dos 50 anos, o perfil dos pacientes tem mudado. Casos em indivíduos com menos de 40 anos têm se tornado frequentes, cenário que preocupa especialistas e reforça a importância da prevenção e do rastreamento precoce.
“O que tem nos assustado é o crescimento significativo do câncer de intestino, inclusive em pessoas mais jovens. Isso está diretamente ligado aos hábitos de vida e alimentares adotados nas últimas décadas, como o consumo excessivo de ultraprocessados, sedentarismo, obesidade, tabagismo e álcool”, disse o especialista.
Em entrevista a imprensa, o médico disse que apesar de existirem fatores genéticos associados ao câncer colorretal, eles representam a minoria dos casos. A maior parte está relacionada a fatores modificáveis. Ele citou hábitos alimentares ruins como consumo de alimentos ultraprocessados, o sedentarismo e a obesidade.
Midianews




OUÇA A RÁDIO NAZARENO