19 dezembro, sexta-feira, 2025
spot_img
HomeNotíciasMenino tem dedo decepado por colega em porta de escola pública de...

Menino tem dedo decepado por colega em porta de escola pública de Cuiabá

Um menino de 8 anos teve o dedo decepado por um colega em uma das portas da Escola Municipal Agostinho Simplício de Figueiredo, no bairro Poção, em Cuiabá. O caso ocorreu na última segunda-feira (24). A criança foi socorrida por uma professora e um inspetor e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Leblon. Junto dele estava o pedaço do dedo arrancado enrolado em um pano de limpeza, sem armazenamento adequado.

De acordo com o relato da mãe da criança ao programa SBT Comunidade, ela só foi informada sobre o ocorrido com o filho quando o menino já estava na UPA. No entanto, inicialmente, não foi avisada sobre a gravidade do caso.

Quando chegou à unidade de saúde, a mulher encontrou o filho sangrando muito. Diante da gravidade do ferimento, o menino precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com urgência, porém foi levado por um carro de aplicativo.

Chegando ao hospital, já na sala de cirurgia, a mãe do menino foi avisada de que o pedaço do dedo decepado estava guardado de forma improvisada dentro da mochila do garoto.

“Estava enrolado com um pano que as pessoas usam pra tirar poeira. Pano descartável de limpeza”, contou.

“Em nenhum momento o dedo foi colocado no gelo; a conservação estava muito precária”, acrescentou.

A mulher relatou ainda que implorou ao médico cirurgião que costurasse o dedo da criança na tentativa de evitar a amputação. O dedo foi costurado e o menino deve usar medicamentos por dez dias e fazer uma nova avaliação do caso. Como a parte do dedo não foi armazenada de forma correta, pode haver rejeição do corpo.

A advogada responsável pela defesa da família, Tatiane Barros, pontuou que o caso se enquadra como crime de lesão corporal gravíssima sem dolo e afirmou que há possibilidade de responsabilização civil e criminal. Ela classificou o ocorrido como revoltante e cobrou mais segurança e preparo para o cuidado das crianças, bem como para o atendimento em situações como essa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação lamentou o ocorrido e disse que prestou apoio à família do menino. Segundo o órgão, o aluno que provocou o ferimento na vítima já foi advertido.

Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Educação lamenta o episódio, ressaltando que não coaduna com nenhum tipo de violência nas escolas. A direção da escola deu total apoio à família para o atendimento médico ser prestado com urgência ao aluno ferido. A direção escolar já advertiu o aluno responsável pelo ferimento, comunicando a família do caso.

A Secretaria de Educação disponibiliza, para apuração de eventuais desvios de conduta de alunos e servidores, o seguinte e-mail: ouvidoria.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br.”

Repórter MT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Espaço Publicitário-spot_img

MAIS POPULAR

COMENTÁRIOS