Em um vídeo publicado nas redes sociais hoje (6), o prefeito Abilio Brunini (PL) apresentou um novo modal de transporte que poderá ser implantado em Cuiabá: o ART (Autonomous Rail Transit), em português Trânsito Ferroviário Autônomo. Durante agenda oficial na China, o gestor anunciou que pretende conversar com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para convencê-los a adotar o sistema na Capital.
“Andamos bastante, mas valeu a pena. Agora, vamos conversar com o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes e o Otaviano Pivetta, e falar para eles que o caminho é esse”, disse.
A fala ocorreu após Abilio visitar empresas chinesas responsáveis pela fabricação do ART e de outros veículos automáticos. Acompanhado dos vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos), o prefeito afirmou que Cuiabá não precisa do BRT (Bus Rapid Transit), mas sim de um modal mais tecnológico, econômico e seguro.
“Nós não queremos mais ônibus para Cuiabá. Não é mais o BRT a solução, a solução é esse modal, inteligente, econômico, eficiente, moderno e seguro para a população de Cuiabá”, pontuou.
De acordo com o gestor, caso o governo do Estado aceite a sugestão e opte pela mudança de modal, as obras que vêm sendo feitas para adequação do BRT em Cuiabá serão aproveitadas normalmente, sem causar nenhum prejuízo como o que ocorreu anteriormente na troca do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo próprio BRT.
ART
O Autonomous Rail Transit (ART) ou, em português, Trânsito Ferroviário Autônomo ou, mais especificamente, Transporte Ferroviário Rápido Autônomo, é um sistema de transporte público inovador que combina características de bondes e metrôs com as de ônibus. Ele não opera sobre trilhos, mas sobre rodas, o que reduz custos e amplia a flexibilidade de operação.
O modal é utilizado principalmente na China e funciona com veículos articulados, 100% automáticos, que dispensam trilhos, estações complexas e grandes obras estruturantes. O sistema pode circular em vias já existentes, com baixo custo de implantação e alta eficiência.
Repórter MT




OUÇA A RÁDIO NAZARENO