Em vistoria realizada nesta segunda-feira (05.05), no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (CADIM) de Várzea Grande, os vereadores Gisa Barros, Kleber Feitoza e Sargento Galibert (todos do PSB) identificaram diversas irregularidades graves, entre elas o armazenamento inadequado e a existência de vacinas e medicamentos vencidos.
Foram constatadas situações como vacinas antirrábicas misturadas a doses contra a COVID-19, ausência de controle de segregação, falhas na refrigeração, e equipamentos hospitalares mantidos em condições impróprias.
Segundo os parlamentares, os problemas foram motivados, em grande parte, pela má gestão no armazenamento, ausência de manutenção nas câmaras frias e demora na resolução de falhas estruturais. Vacinas com validade até 2028 foram inutilizadas em razão da perda de temperatura ideal. Entre os imunizantes comprometidos estão vacinas contra meningite, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, varicela, entre outras.
Além disso, foram localizados cerca de 2 mil imunizantes vencidos, medicamentos como Albumina Bovina armazenados junto a insumos ainda utilizáveis, 32 caixas de água para injetáveis fora do prazo de validade, e equipamentos médicos como incubadoras neonatais, cadeiras de rodas e aparelhos de ultrassom em locais inadequados.
Durante a visita, os vereadores relataram terem sido recebidos com hostilidade por parte de alguns servidores da unidade, que questionaram a presença dos fiscais parlamentares. A superintendente do CADIM e uma servidora da Vigilância Sanitária confrontaram a equipe, e houve alegações de comportamento indevido por parte de um dos parlamentares, negadas pelos demais presentes.
Vgnotícias